Herlock Holmes está morto! E com o maior detetive de Londres fora do caminho, aqueles com mentes vilãs decidem causar o máximo de terror possível na população - e você é um daqueles covardes e inúteis!
Enquanto a Europa fica desprotegida em Victorian Masterminds, você e outros jogadores enviam seus capangas para diferentes cidades para usar suas habilidades variadas, coletar material para suas engenhocas inspiradas no steampunk, destruir edifícios e completar missões. Ao mesmo tempo, o Serviço Secreto segue o seu caminho de destruição. Cada engenhoca é única e permite que você execute ações diferentes, levando a uma jogabilidade assimétrica e altamente estratégica.
Mais detalhadamente, durante o jogo, os jogadores se revezam colocando uma de suas cinco fichas de agente – Capanga, Máquina, Sabotador, Piloto, Número 2 – voltada para baixo em um dos cinco espaços de ação. Assim que três fichas estiverem em um espaço, essas fichas são viradas e ativadas, primeiro a entrar, primeiro a sair, com cada agente realizando sua ação individual, além de tudo o que acontece naquele espaço. Quando um gênio do mal completa sua engenhoca ou o Serviço Secreto interrompe essa vilania, o jogo termina e quem tiver gerado mais pontos de vitória vence.