O rei está ficando ansioso e com fome, já passa do meio-dia e a mesa está posta.
Na despensa do castelo, os cozinheiros apressam-se a reunir os ingredientes e a preparar as melhores iguarias para o banquete, enquanto os ajudantes amontoam o local, empilhando bandejas e pratos. A tensão paira no ar até que um grito rasga o silêncio "Sirva ao Rei!"
Em Sirvam o Rei, os jogadores assumem o papel desses cozinheiros.
Cada jogador começa com quatro cartas viradas para baixo à sua frente, representando as receitas disponíveis. Durante seu turno, um jogador compra uma nova carta do baralho e decide se a descarta (ativando sua habilidade se desejar) ou a troca sem revelá-la por nenhuma de suas outras receitas. A qualquer momento, um jogador pode pular sua vez exclamando "Sirva o Rei" e ativar a última rodada.
São 4 reis e 1 rainha com gostos diferentes que modificam o objetivo final e a importância de determinadas receitas. Quer seja o Rei Ogre que tem nojo de doces e comidas frescas ou a Rainha do Mar Élfica que tem opiniões muito fortes sobre receitas de marisco, cabe aos jogadores adaptar a sua cozinha às exigências e apresentar os melhores pratos do banquete.