Santorini é uma releitura da edição puramente abstrata de 2004. Desde a sua criação, há mais de 30 anos, Santorini tem sido continuamente desenvolvido, aprimorado e refinado pelo designer Gordon Hamilton.
Santorini é um jogo de estratégia acessível, simples o suficiente para uma sala de aula do ensino fundamental, com o objetivo de fornecer profundidade de jogo e conteúdo para jogadores hardcore explorarem. As regras são simples. Cada turno consiste em 2 etapas:
1. Mover - mova um de seus construtores para um espaço vizinho. Você pode mover seu Peão do Construtor no mesmo nível, subir um nível ou descer qualquer número de níveis.
2. Construir - Em seguida, construa um nível de construção adjacente ao construtor que você moveu. Ao construir no topo do terceiro nível, coloque uma cúpula, removendo esse espaço do jogo.
Ganhar o jogo - Se algum dos seus construtores atingir o terceiro nível, você vence.
Poderes variáveis do jogador - Santorini apresenta poderes variáveis do jogador em camadas sobre um jogo abstrato, com 40 poderes temáticos de deuses e heróis que mudam fundamentalmente a forma como o jogo é jogado.