Sempre há algo acontecendo na cidade que nunca dorme. Talvez sejam as luzes, talvez seja a energia, ou talvez sejam os monstros gigantes tentando demolir o lugar!
King of New York é um jogo independente do designer Richard Garfield que mantém as ideias centrais de King of Tokyo enquanto introduz novas formas de jogar. Assim como no KoT, seu objetivo é ser o primeiro monstro a coletar 20 pontos de vitória (VPs) ou ser o último monstro sobrevivente. Na sua vez, você lança seis dados até três vezes e depois executa as ações nesses dados. Garras causam danos a outros monstros, corações curam danos a você mesmo e a energia é armazenada para que você possa comprar cartas de poder que fornecem efeitos únicos não disponíveis para mais ninguém.
A novidade em King of New York é que agora você pode tentar se tornar uma estrela na cidade grande; mais especificamente, você pode alcançar "Fama", que lhe rende VPs, mas o status de superstar é passageiro, então aproveite seu tempo sob os holofotes.
O tabuleiro de jogo de King of New York é maior do que em KoT, com cada monstro ocupando um distrito da cidade e todos tentando brilhar em Manhattan. Ao atacar, você pode deslocar um monstro para outro distrito, seja para escapar das forças militares ou para encontrar novas oportunidades de destruição. Sim, arrasador porque agora você pode destruir edifícios e receber bônus por isso, mas quanto mais destruição você causar, mais intensa será a resposta militar.