Você é chefe de família em uma cidade-estado italiana, uma cidade governada por um tribunal fraco e corrupto. Você precisa manipular, blefar e subornar para chegar ao poder. Seu objetivo é destruir a influência de todas as outras famílias, forçando-as ao exílio. Apenas uma família sobreviverá...
Em Coup, você quer ser o último jogador com influência no jogo, sendo a influência representada por cartas de personagem viradas para baixo em sua área de jogo.
Cada jogador começa o jogo com duas moedas e duas influências – ou seja, duas cartas de personagem viradas para baixo; o baralho de quinze cartas consiste em três cópias de cinco personagens diferentes, cada um com um conjunto único de poderes:
Duque: Pegue três moedas do tesouro. Impedir que alguém receba ajuda externa.
Assassino: Pague três moedas e tente assassinar o personagem de outro jogador.
Contessa: Bloqueie uma tentativa de assassinato contra você.
Capitão: Pegue duas moedas de outro jogador ou impeça alguém de roubar moedas de você.
Embaixador: Compre duas cartas de personagem da Corte (o baralho), escolha qual (se houver) trocar com seus personagens virados para baixo e depois devolva duas. Impedir que alguém roube moedas de você.
No seu turno, você pode realizar qualquer uma das ações listadas acima, independentemente de quais personagens você realmente tem à sua frente, ou pode realizar uma das três outras ações:
Renda: Retire uma moeda do tesouro.
Ajuda externa: Retire duas moedas do tesouro.
Golpe: Pague sete moedas e lance um golpe contra um adversário, forçando esse jogador a perder influência. (Se você tiver dez moedas ou mais, deverá realizar esta ação.)
Quando você realiza uma das ações do personagem – seja ativamente no seu turno ou defensivamente em resposta à ação de outra pessoa – a ação desse personagem é automaticamente bem-sucedida, a menos que um oponente o desafie. Nesse caso, se você não puder (ou não revelar) o personagem apropriado, você perde uma influência, virando um de seus personagens com a face para cima. Personagens virados para cima não podem ser usados e se ambos os personagens estiverem virados para cima, você estará fora do jogo.
Se você tiver o personagem em questão e optar por revelá-lo, o oponente perde uma influência, então você embaralha esse personagem no baralho e compra um novo, talvez obtendo o mesmo personagem novamente e talvez não.
O último jogador a ainda ter influência – ou seja, um personagem virado para baixo – ganha o jogo!
Um personagem novo e opcional chamado Inquisitor foi adicionado (atualmente, a única edição em inglês com o Inquisitor incluído é a versão Kickstarter do Indie Boards & Cards. As cópias nas lojas podem não ser as versões Kickstarter e podem ser apenas o jogo base). As cartas de personagem Inquisidor podem ser usadas para substituir as cartas de Embaixador.
Inquisidor: Compre uma carta de personagem do baralho da Corte e escolha se deseja ou não trocá-la com um de seus personagens virados para baixo. OU Force um oponente a lhe mostrar uma de suas cartas de personagem (qual é a escolha dele). Se desejar, você pode forçá-los a comprar uma nova carta do baralho da Corte. Eles então embaralham a carta antiga no baralho da Corte. Impedir que alguém roube moedas de você.