Cacao

Categoria Carlota Joaquina

  • 2 a 4
  • 45 minutos
  • a partir de 8 anos
Cacao é um jogo de colocação de peças que mergulha os jogadores no mundo exótico do “fruto dos Deuses”. Como chefe de sua tribo, você deve conduzir seu povo à prosperidade por meio do cultivo e do comércio de cacau — e para fazer isso, você precisará colocá-los para trabalhar da melhor maneira possível.

No jogo, cada jogador tem um baralho individual de peças quadradas de trabalhadores, com o número de trabalhadores em cada lado da peça variando de peça para peça. A área de jogo começa com apenas algumas peças de selva em jogo: um campo de cacau e um pequeno mercado; duas peças de selva são colocadas voltadas para cima e as peças de selva restantes são empilhadas como uma pilha de compras.

No turno de um jogador, ele coloca uma de suas peças de trabalhador no tabuleiro adjacente a uma ou mais peças de selva já em jogo e então (se duas peças de trabalhador estiverem próximas a um espaço vazio) adiciona uma das peças de selva à área de jogo em este espaço. Seus trabalhadores então se ocupam e entregam os resultados de seu esforço: se você colocar trabalhadores próximos a uma plantação de cacau, receberá um ou dois marcadores de cacau por trabalhador; se estiverem próximos a um mercado, você pode optar por vender um marcador de cacau por trabalhador pelo preço listado; se próximo a um poço recebe água; se estiverem próximos a um templo, eles ficam parados e ficam bem até o final do jogo; e assim por diante. Ele então reabastece a mão dela com seu baralho pessoal em três peças de trabalhador.

Depois que todos os jogadores tiverem usado todas as suas peças de trabalho, o jogo termina. Os jogadores marcam (ou perdem) pontos com base no seu abastecimento de água, e cada templo recompensa os jogadores que enviarem mais trabalhadores para ele. No final, ganha quem tiver coletado mais ouro.

R$15 por 7 dias